O setor de saneamento enfrenta diversos desafios: Mudanças climáticas, crescimento da população urbana, infraestrutura envelhecida, restrições orçamentárias e agora as incertezas regulatórias.
O setor encontra-se hoje em uma encruzilhada: a universalização é prioridade nacional e, por outro lado, a modernização do setor de saneamento, que é requisito para essa universalização, ainda caminha a passos lentos.
Os problemas são conhecidos, mas as dificuldades são muitas:
Setor é ainda muito pouco digitalizado
Processos de trabalho manuais e em papel são maioria.
As ferramentas de tecnologia estão disponíveis somente no escritório, e não em campo
Muitos serviços aos clientes ainda estão disponíveis somente presencialmente
O trabalho remoto prejudica seriamente a colaboração, levando à perda de documentos, informações e consequentemente da produtividade
As ferramentas analíticas são pouco utilizadas
Como resposta a esses desafios, o setor de saneamento precisa se transformar.
Com a cenário desafiador de 2020, a falta de ferramentas de comunicação efetivas em combinação com a pouca digitalização dos processos impactou fortemente as empresas, tornando alguns processos lentos ou até mesmo inviáveis. A transformação digital é chave na superação desses enormes desafios.
Uma solução que conecte os pilares da digitalização do setor de Saneamento precisa tem em suas capacidades um conjunto importante de características.
Ferramentas de comunicação e interação integradas
Ferramentas que suportem aos processos de negócios
Ferramentas de visualização, acompanhamento e análise
Capacidade de ser escalável e flexível para atender a um setor tão diverso.
Manutenção com ágil e eficiente com a garantia de dados confiáveis e validação digital dos processos.
Redução das despesas operacionais e aumento do potencial de receita.
Colaboração entre equipes com comunicação mais rápida, assertiva e dentro de um fluxo de trabalho digital.
Agilidade no atendimento, melhor relacionamento e faturamento mais confiável para o cliente da companhia.