Novo estudo do Instituto Trata Brasil mostra que vazamentos, furtos, erros de leitura do hidrômetro, entre outros fatores, causaram um prejuízo acima de R$ 11 bilhões em 2017
Fonte: Estudo Trata Brasil 2019
Um nível alto de perdas de água onera os custos, rebaixa as receitas e prejudica a capacidade de atendimento. As perdas impactam a empresa de saneamento em vários pontos:
Aumenta o consumo e custo da energia elétrica
Alto índice de vazamentos e intermitência no abastecimento
Redução do faturamento por submedição e falhas no abastecimento constantes
Requer aumento da capacidade de produção, reservação e adução de água acima do planejado
Aumento do consumo de produtos químicos
Para reduzir as perdas reais e combater as aparentes, as empresas de saneamento devem ser capazes de identificar e gerenciar as causas da água sem receita:
Localização ágil de vazamentos e suas causas
Gerenciar os níveis de pressão
Reparar rapidamente os vazamentos e problemas
Identificar e corrigir submedições dos hidrômetros
Combater os furtos e fraudes
Corrigir falhas no cadastro comercial
Independente de seu maior desafio serem as perdas reais ou as perdas aparentes, a solução passa pela utilização de sistemas de inteligência na decisão. A coleta, integração e estruturação de informação é um passo crítico:
Analise os dados dos sistemas de cadastros para levantar as informações necessárias
Integração das informações dos sistemas GIS, Comercial e Supervisório para gestão operacional das redes, planejamento, estudo de alternativas e análise de riscos
Utilização de ferramentas avançadas de análises espaciais e estatísticas (padrões e tendências) para encontrar clientes irregulares, tarifas incorretas, inconsistências cadastrais e orientar o combate a fraudes e submedições.
Melhor gestão das informações de cliente e de consumo, através de sistemas de alerta de irregularidades e mudanças de padrão
Detecção e correção de Inconsistências nos Cadastros Físico e Comercial
Suporte para detecção de casos suspeitos de fraudes e furtos
Recuperação de receitas pela correção do tipo de economia no cadastro comercial
Inteligência e planejamento na troca de hidrômetros
Localização ágil de vazamentos e suas causas
Gestão da pressão para redução da intermitência e minimização das sobrepressões
Otimização das regras operacionais para obtenção do melhor custo benefício operacional
Gestão de qualidade e integridade do cadastro
Gestão de Programas de Perdas
Redução de custos, melhorando o nível econômico de combate a perdas