A inadimplência e as muitas formas de evasão de receita são um dos principais desafios para as empresas de Saneamento ter condições de investir.
Os vazamentos de dinheiro são muitos:
Ligações clandestinas de água
Hidrômetros adulterados ou com desgaste
Tarifa social indevida
Falta de cobrança nos factíveis de esgoto
Consumidor pagando tarifa residencial indevidamente
Rota de leitura omitindo consumidores
Os problemas são conhecidos, mas as dificuldades para combater as perdas de receita são muitas:
Cadastro comercial e técnico não são integrados entre si
Falta de informações atualizadas sobre a destinação do imóvel (residencial e comercial)
Dificuldades em validar informações de renda que justifiquem a tarifa social
Dificuldade em identificar fraudes e “gatos”
Dificuldade na priorização de troca de hidrômetros
Dificuldade em validar as rotas de leitura
Alto custo para combater a inadimplência
A solução está na utilização de sistemas de inteligência na decisão.
As ferramentas de inteligência otimizam o uso dos recursos disponíveis para combater as perdas de receita.
A estruturação e integração da informação é um passo crítico para direcionar as ações:
Analise os dados dos sistemas de cadastros para levantar as informações necessárias.
Utilização de ferramentas avançadas de análises espaciais e estatísticas (padrões e tendências) para criação de cenários que permitem encontrar clientes irregulares, tarifas incorretas, inconsistências cadastrais e, orientar o combate a fraudes e a identificação de potencial de aumento de arrecadação.
Implantação rápida e simples
Melhor gestão das informações através de sistemas de alerta de irregularidades
Monitoramento constante do relacionamento com os consumidores
Priorização de ações e intervenções
Uma gestão sistêmica e integrada de perdas com ênfase na otimização dos recursos
Melhor combate as perdas aparentes com detecção de casos suspeitos de fraudes e furtos
Recuperação de receitas pela correção do tipo de economia no cadastro comercial