Desde o início da crise provocada pelo coronavírus, as operadoras privadas de saneamento básico já registraram uma inadimplência de 25% dos consumidores atendidos, e projetam uma retração na receita de 48% para o segundo trimestre deste ano, segundo levantamento obtido pelo Valor.​ Os números se referem apenas às companhias privadas, mas o problema também tem afetado as concessionárias estaduais.​
- Fonte:  Valor Investe

O DESAFIO

A inadimplência e as muitas formas de evasão de receita são um dos principais desafios para as empresas de Saneamento ter condições de investir.

Os vazamentos de dinheiro são muitos:

Ligações clandestinas de água

Hidrômetros adulterados ou com desgaste​

Tarifa social indevida​

Falta de cobrança nos factíveis de esgoto​

Consumidor pagando tarifa residencial indevidamente

Rota de leitura  omitindo consumidores

Os problemas são conhecidos, mas as dificuldades para combater as perdas de receita são muitas:

Cadastro comercial e técnico não são integrados entre si

Falta de informações atualizadas sobre a destinação do imóvel (residencial e comercial)

Dificuldades em validar informações de renda que justifiquem a tarifa social

Dificuldade em identificar fraudes e “gatos”​

Dificuldade na priorização de troca de hidrômetros

Dificuldade em validar as rotas de leitura​

Alto custo para combater a inadimplência​

Usar os dados de forma inteligente revela ameaças e oportunidades: permite encontrar as regiões de perdas ou baixa de receita, mas garantem um direcionamento mais preciso no planejamento das ações comerciais, com possibilidades de expansão, de otimização de gastos e consequentemente melhoria de arrecadação.​

A Solução

A solução está na utilização de sistemas de inteligência na decisão.
As ferramentas de inteligência otimizam o uso dos recursos disponíveis para combater as perdas de receita.
A estruturação e integração da informação é um passo crítico para direcionar as ações:

Agua
Análises

Analise os dados dos sistemas de cadastros para levantar as informações necessárias.

Para melhoria de arrecadação:

​ Utilização de ferramentas avançadas de análises espaciais e estatísticas (padrões e tendências) para criação de cenários que permitem encontrar clientes irregulares, tarifas incorretas, inconsistências cadastrais e, orientar o combate a fraudes e a identificação de potencial de aumento de arrecadação.

Descomplique o trabalho de combate a perdas de receita
Uma solução que forneça análises avançadas e suportem:


Implantação rápida e simples

Melhor gestão das informações através de sistemas de alerta de irregularidades​

Monitoramento constante do relacionamento com os consumidores​

Priorização de ações e intervenções​

Uma gestão sistêmica e integrada de perdas com ênfase na otimização dos recursos

Melhor combate as perdas aparentes com detecção de casos suspeitos de fraudes e furtos

Recuperação de receitas pela correção do tipo de economia no cadastro comercial

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